


Bath é a cidade perfeita para quem procura história e beleza arquitetônica, por isso vou te dizer o que fazer em Bath em 1 dia. Famosa por suas Termas Romanas que datam do século I d.C. e seu estilo Georgiano do século XVIII, Bath é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. Além disso, a cidade foi inspiração para obras como “Orgulho e preconceito” e “Persuasão” da autora Jane Austen, que viveu na cidade no século XIV.
Ou seja, não faltam motivos para despertar sua curiosidade para conhecê-la. Para facilitar, Bath fica a 162km de Londres, sendo possível até fazer um bate-volta para a cidade.
Nós chegamos ao aeroporto Heathrow em Londres e lá alugamos um carro, seguimos direto para Bath que foi nossa primeira base no Reino Unido. De carro, a partir de Londres, você leva 2h até Bath.
Outras formas de conhecer a cidade são aytravés de excursões ou de trem (o trem saindo da estação Paddington em Londres até Bath leva 2h e custa cerca de 30 libras pela Trainline).

Vamos lá! Chegando à cidade nós deixamos o carro no Charlotte Street Car Park, que era o estacionamento de longa permanência mais próximo ao nosso hotel. Valor: 17,10 libras.
Seguimos para o hotel para fazer o check-in e deixar as malas. Em Bath nos hospedamos no Z hotel e foi uma escolha perfeita. O Z Hotel é uma rede que aposta em quartos compactos e modernos, com excelente custo benefício. Essa foi a hospedagem menos cara da nossa viagem! O quarto era limpíssimo e comfortável, só realmente pequeno (como já esperávamos). A localização é absurda, totalmente central, e foi possível fazer tudo a pé na cidade. Valor: R$ 399,51. O hotel oferece café da manhã pago a parte, mas infelizmente não tem estacionamento.
Saímos então para começar nosso ROTEIROOOO.
Começamos conhecendo a Pulteney Bridge, uma linda ponte construída sobre o Rio Avon que cruza a cidade. A Pulteney Bridge é uma ponte com lojas, o que lembra muito a Ponte Vecchio em Florença. Ela é linda e não pode ficar de fora do seu roteiro em Bath.
Pretendíamos comer no Pulteney Bridge Coffee, um café charmosinho e super tradicional na cidade que tem janelas com uma linda vista para o rio. Mas ele estava cheio e como estávamos com muita fome optamos por sair em busca de outro local para comer. Passando pelo café a direita da ponte, tem uma escadinha que você desce e te dá passagem para a margem do rio. Esse local vai te garantir um passeio bem gostoso e uma vista linda do Rio Avon.


Foi aí onde encontramos um restaurante chamado The Boater onde paramos para almoçar. Charmoso, com mesinhas ao ar livre e no estilo “peça no balcão”(que é super comum no Reino Unido). Comemos uma pizza que estava deliciosa e tomamos um famoso pint (o pint é o tamanho de chopp mais pedido por lá e tem quase 600ml de cerveja (em muitos locais é possível pedir um 1/2 pint). Valor: 29,45 libras o casal (logo você perceberá que esse preço estava ótimo rs).



Em seguida, caminhamos pelo centro de Bath, que nos surpreendeu pela quantidade de lojas! Muitas opções com comércio de todo tido e até lojas de grandes marcas.

Saindo da ponte passamos pelo Bath Guildhall Market, um mercado do século XIX, que vende diversos produtos. Nada demais no interior. Ele funciona de 09h-17h, exceto aos domingos.
Próxima parada foi para conhecer a Abadia de Bath. A Igreja é muito bonita por fora, mas o interior confesso que não me chamou atenção. Caso queira visitar seu interior, não é necessário comprar ingresso antecipado. Em Bath a atração que realmente vale a pena comprar antecipado é as Termas, que formam fila.
Valor: 7,50 libras p/p
Horário: 10h-17h (domingo: 13h15-14h15 e 16h30-18h15)
Localização: Bath BA1 1LT, Reino Unido

Um local que estava nos nossos planos mas acabamos não entrando foi o Parade Gardens. Um jardim às margens do Rio Avon, que olhamos por fora e não nos deu vontade de conhecer (lembrem que chegamos de viagem nessa manhã então estávamos cansados e fizemos um dia bem low profile). O jardim tem um café a céu aberto, funciona todos os dias de 10h às 18h e custa 2,50 libras para entrar.
Saindo da Abadia fomos direto para as Termas, que ficam logo em frente. As Termas Romanas são a principal atração de Bath! Na visita você conhece um museu que conta a história das termas, que datam do século I, e da influência romana na cidade. É a única atração de Bath que recomendo comprar antecipadamente(sempre recomendo comprar ingressos no site oficial da atração, assim você economiza e evita precisar retirar o ticket como acontece com alguns sites intermediários).
Valor: 23 libras p/p (inclui um áudio-guia)
Horário: 09h às 18h
Localização: Abbey Churchyard, Bath BA1 1LZ, Reino Unido


Das Termas seguimos para conhecer melhor a arquitetura tão comentada da cidade. E os melhores exemplares dela são o The Circus e o The Royal Crescent. No The Royal Crescent, o número 1 funciona como um museu com decoração da época, custa 10 libras p/p para visitar.

Nossa última parada foi no Victoria Park, um belo parque onde ficamos descansando e dando um volta aproveitando o entardecer.
Antes de retornar ao hotel paramos para jantar no Miller & Carter Bath. Esse restaurante faz parte de uma rede com várias filiais pelo Reino Unido, ambiente agradável, aparentemente frequentado por locais e a comida estava muito gostosa. Meu marido pediu um hambúrguer e eu a promoção do dia (um prato principal com um drink), tudo muito bom. Valor: 49,70 libras o casal.


A caminho do hotel fizemos um último desvio para tomar um sorvete, que estava DIVINO. Foi no Swoon Gelato, uma sorveteria artesanal muito gostosa. Valor: 6,55 libras o casal.
Além disso, passamos no mercado para comprar água e alguns biscoitos para deixar no carro (sempre bom quando planejamos fazer muitos deslocamentos).
Algumas observações:
- Nós conhecemos Bath em uma segunda, quando muitos restaurantes não abrem
- Um restaurante que eu queria muito conhecer mas não abria segunda era o The Beckford Bottle Shop, um bar de vinhos e mini food
- Se você busca um refinado Afternoon tea, uma boa opção é o Pump Room, restaurante que faz parte do complexo das Termas (é possível comprar o chá da tarde associado à visita às Termas no site oficial)
- Jane Austen Centre – um pequeno museu contato a história da vida da autora para quem for fã
Aqui vai um mapinha com todos os pontos que citei acima, para facilitar sua vida:

